Na conferência da Eucolight, que decorreu em Maio, em Bucareste, na Roménia, foram apresentados os resultados preliminares de um relatório interno da EucoLight sobre economia circular.

“Foram identificados desafios práticos para desenvolver ainda mais a reutilização de artigos de iluminação”, resume a associação europeia que congrega 18 organizações de recolha e reciclagem de lâmpadas em toda a Europa, entre as quais o Electrão.

Vários Estados-Membros da União Europeia já adoptaram legislação sobre Economia Circular com impacto nos equipamentos eléctricos, mais especificamente em produtos de iluminação. As melhores práticas já estão a ser implementadas no terreno em vários países da Europa.

Entre 10 e 12 de Maio o Electrão marcou presença na conferência anual, que foi uma oportunidade para analisar a nova legislação europeia que vai guiar a gestão de equipamentos eléctricos usados, mas também para abordar os avanços no que diz respeito à circularidade e sustentabilidade.

O encontro reuniu representantes de entidades gestoras de lâmpadas, além de produtores, autoridades nacionais de alguns Estados-Membros e representantes de instituições europeias.