Entre Setembro e Dezembro de 2021, o correspondente ao primeiro período do ano escolar, as Escolas Electrão recolheram cerca de 73 toneladas de eléctricos usados e estão a caminho da nota máxima na reciclagem.
Nos contentores de equipamentos eléctricos usados recolhidos, o que mais se encontra são pequenos eléctricos - telemóveis, computadores, micro-ondas e candeeiros - um total de 70 toneladas. Seguem-se as pilhas, com 1,9 toneladas recolhidas e as lâmpadas, com 800 kg recolhidos.
Fazem parte desta 11ª edição da Escola Electrão 236 escolas, dispersas por todo o território nacional. A campanha, que dura até Junho de 2022 tem como objectivo sensibilizar a comunidade escolar para o correcto encaminhamento de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos fora de uso.
As escolas recebem prémios de acordo com as quantidades de resíduos que recebem. Quanto mais pontos acumulam, mais vales ganham para utilizar na compra de novos equipamentos eléctricos.
Tem resíduos eléctricos e quer contribuir para esta campanha? Encontre a Escola Electrão mais próxima aqui.
“As escolas participantes estão a receber material de divulgação e acondicionamento para terem a possibilidade de criar um ponto de reciclagem de eléctricos e pilhas no espaço escolar. É mais um incentivo para que os estabelecimentos de ensino se aliem a este esforço de reciclagem que deve ser de todos. Com este gesto estamos a desviar os aparelhos usados dos contentores indiferenciados, impedimos que poluam solos e linhas de água ou que sejam desviados para operadores não licenciados. Desta forma garantimos que são correctamente reciclados”, sublinha o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.