Os vencedores

  • Sónia Pina - “Nativawaky, Florestas para todos” - Promove a reflorestação do território nacional com espécies nativas de forma a impulsionar a biodiversidade
  • Associação/ONG - “Monstro Lixo” - Resíduos transformam-se em obras de arte em Vila do Conde
  • Startup -Kitchen Dates” - Maria Antunes e Rui Catalão lideram projecto de literacia alimentar que quer travar o desperdício
  • Empresa - “Viagem Pelo Clima” - Get2C inspira a população para a neutralidade carbónica

A 3ª edição do Movimento Faz Pelo Planeta By Electrão distingue quatro projectos originais que têm em comum fortes preocupações ambientais, mas também sociais. 

Este ano, além de uma nova Big Changer ou “agente de mudança”, o Movimento, que reconhece pessoas e projectos que fazem a diferença em prol do ambiente, distingue também o trabalho desenvolvido por uma start-up, uma associação e uma empresa.

Nova Big Changer quer reflorestar território com espécies nativas

A nova Big Changer do Movimento Faz Pelo Planeta, Sónia Pina, bióloga de formação, criou o projeto Nativawaky - Florestas para todos”, que promove a plantação de miniflorestas com espécies nativas com o objectivo de impulsionar a reflorestação sustentável e a biodiversidade.

O projecto segue o método do botânico japonês Miyawaki que, além de ser facilmente aplicável, garante inúmeros benefícios: três metros quadrados de solo é o mínimo necessário para criar uma minifloresta nativa. As florestas Miyawaki crescem até 10 vezes mais rápido, são 30 vezes mais densas e contêm 100 vezes mais biodiversidade. São livres de químicos e manutenção após os primeiros três anos. Este método tem uma taxa de sucesso de 97%.

A Nativawaky contabiliza já 3.780 plantas autóctones plantadas, sete miniflorestas de espécies nativas criadas em Portugal e um total de 1.260 metros quadrados de área total terrestre em regeneração, envolvendo cerca de 2.000 pessoas que ajudam a "magia" a acontecer.

Tudo aquilo que tenho feito é reflexo da minha vontade intrínseca e sistémica de querer contribuir para restabelecer o equilíbrio dos ecossistemas, por mais pequenos que sejam

Sónia Pina

O prémio tem um valor de 2.500 euros.

“Kitchen Dates” é a startup vencedora

“Kitchen Dates”, um projecto de literacia alimentar, é o vencedor na categoria Startup. Os co-fundadores, Maria Antunes e Rui Catalão, estão focados na luta contra o desperdício alimentar, que está na origem de 6% do total de emissões de gases com efeito de estufa à escala global. 

Deste número verdadeiramente assustador, a fatia mais significativa acontece mesmo em nossas casas - porque comprámos mais do que aquilo de que precisávamos, porque nos esquecemos daquela alface no fundo do frigorífico ou pura e simplesmente porque preparámos comida a mais e já não nos apeteceu comer

Maria Antunes e Rui Catalão

O projecto Kitchen Dates pretende alertar para a emergência climática, que obriga todos a assumir um papel mais ativo e promove a mudança para uma alimentação de base vegetal e sem desperdícios. Com presença regular em acções de sensibilização nas escolas, já envolveu mais de 3.500 participantes nas suas actividades e sentou à mesa mais de quatro mil pessoas.

Maria Antunes e Rui Catalão querem ajudar pessoas e organizações a adoptar práticas mais sustentáveis. São autores do podcast "Próprio para Consumo" e durante a pandemia lançaram a “Sopa Solidária”. Aproveitaram vegetais que já não seriam comercializados para a confecção de sopa, que a Junta de Freguesia de Carnide distribuiu por famílias com baixos rendimentos. O prémio para a Startup vencedora tem um valor de 7.500 euros.

ONG premiada transforma “Monstro Lixo” em arte

O projecto de sensibilização ambiental “Monstro Lixo”, dinamizado pela Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde, junto dos alunos da Escola Profissional da cidade, é o vencedor na categoria Associação/ Organização Não Governamental (ONG).

Os resíduos recolhidos pela comunidade escolar transformam-se em peças de arte gigantescas, jogos ou outras actividades lúdicas em contexto de aula. O resultado é apresentado ao público sob a forma de exposições, atividades lúdicas, workshops ou palestras.

A cada ano um tema diferente é abordado e novos monstros e atividades são criados. O projecto aborda um tema complexo e muitas vezes visto como negativo, como o lixo, em algo divertido e inspirador

Amauri Alves, o dinamizador deste projecto, que já recebeu vários prémios e participou num evento da UNESCO no Brasil

Ao criar monstros artísticos a partir de materiais reciclados, o “Monstro Lixo” atrai a atenção e desperta a curiosidade, tornando a mensagem ambiental mais acessível e memorável. O projecto é replicado em diferentes contextos, nomeadamente junto de alunos de escolas públicas na cidade de Santos no Brasil, contribuindo para a disseminação de uma cultura mais sustentável em todo o mundo. O prémio tem associado um valor de 5.000 euros.

Get2C convida a “Viagem pelo Clima”

A Get2C é a premiada na categoria “Empresas” pelo projecto de sensibilização e educação “Viagem Pelo Clima”. Trata-se de uma competição desenvolvida no âmbito do Cooler World - um movimento criado com o objectivo de informar e inspirar a população rumo à neutralidade carbónica e a uma vida mais sustentável.

A iniciativa pretende criar o maior impacto positivo possível na comunidade, mobilizar para a urgente transição climática, contribuir para a mobilização dos municípios portugueses no caminho da descarbonização e demonstrar a influência dos estilos de vida de cada pessoa na sua pegada de carbono e pegada hídrica, analisando o impacto que as escolhas diárias têm no planeta, desde o transporte à alimentação, passando pelo consumo de água.

Ao ser reconhecida como um Corporate Changer, a Get2C pode amplificar esta mensagem e inspirar outras empresas a adotarem práticas sustentáveis e a criarem iniciativas semelhantes que envolvam todos, sem deixar ninguém para trás

Maria João Ramos, da Get2C

As acções desenvolvidas no âmbito do projecto incluem, por exemplo, um concurso de ideias e a realização de uma Miniconferência do Clima (Mini COP), para alunos do 7º ao 12ª ano, que conta com 80 equipas participantes. A empresa vencedora será premiada com um reconhecimento atribuído pelo “Movimento Faz Pelo Planeta by Electrão”.

Nesta 3ª edição, o Movimento Faz Pelo Planeta By Electrão voltou a distinguir o dinamismo e a criatividade. Esperamos que esta iniciativa continue a identificar projectos valiosos que ajudam a proteger a nossa casa comum de forma original

CEO do Electrão, Pedro Nazareth.

O Electrão quer dar continuidade a esta dinâmica de inspirar os portugueses e conquistar mais agentes para a causa da sustentabilidade. O Movimento Faz Pelo Planeta está a construir uma comunidade de projectos, que são exemplos de como é possível pensar globalmente e agir localmente.

Projectos que já estão a mudar o planeta

Foi em 2021 que o Electrão iniciou a procura de “big changers”, de forma a provar que os gestos individuais podem fazer a diferença, e descobriu exemplos extraordinários: Lídia Nascimento, tradutora de inglês-alemão, que há mais de 20 anos recolhe lixo das praias, foi a grande vencedora da 1ª edição do Movimento Faz Pelo Planeta, que atribuiu ainda menções honrosas a Carlos Dobreira e Miguel Lacerda.

Na 2ª edição, foram premiados três projectos: “Oiá Plast”, de Isabel Bourbon, que reaproveita o plástico para transformá-lo em novos produtos feitos à mão; “Vintage For a Cause”, lançado por Helena Antónia, que aplica o conceito de Economia Circular aos têxteis, e “Rotaeco, um projeto liderado por Cláudia Severino, que capacita os jovens para a sustentabilidade.

O Movimento Faz pelo Planeta tem o contributo de influenciadores já conhecidos nestas áreas: Ana Milhazes (Lixo Zero), Catarina e Rita Leitão (Zero Plástico), Catarina Matos (Mind the Trash), Gonçalo de Carvalho (SCIAENA), Joana Guerra Tadeu (Ambientalista Imperfeita), Inês Soares (Nononovo), Catarina Barreiros (Do Zero), Eunice Maia (Maria Granel) e Andreas Noe (“The Trash Traveller” - o Viajante do Lixo).

A iniciativa tem o alto patrocínio do Presidente da República e tem como parceiros governamentais a Agência Portuguesa do Ambiente e o Instituto Português do Desporto e Juventude. Entre os parceiros associativos e empresariais estão a Centromarca; Corpo Nacional de Escutas; Conselho Nacional de Juventude; Deco Proteste; EGF; ESGRA; Lidl Portugal; Liga dos Bombeiros Portugueses; Quercus; Startup Portugal e Veolia.