O projeto de recolha de eletrodomésticos porta-a-porta, promovido pelo Electrão, foi distinguido com uma Menção Honrosa, na categoria de Economia Circular, do Prémio Nacional de Sustentabilidade, promovido pelo Jornal de Negócios.

Para o Electrão este prémio representa o reconhecimento de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para “aperfeiçoar o sistema nacional de reciclagem de equipamentos elétricos contornando os problemas complexos com que o setor se depara”.

A iniciativa pioneira em Portugal consiste na recolha gratuita de eletrodomésticos volumosos diretamente ao domicílio. Proporciona comodidade ao cidadão e permite aumentar a recolha e reciclagem deste tipo de equipamentos elétricos usados ao evitar a acumulação e o desvio para o mercado paralelo.

O projeto porta a porta arrancou em 2021 em algumas freguesias do concelho de Lisboa, mas dado o sucesso rapidamente passou a abranger uma área mais vasta. Atualmente está a funcionar em Almada, Lisboa, Loures, Moita e Odivelas. Em breve chegará ao Montijo e Seixal.

Desde o arranque do projeto já foram recolhidos mais de 3.500 eletrodomésticos em casa dos cidadãos.