A reciclagem de equipamentos eléctricos usados cresceu 57% nos primeiros seis meses do ano.  Entre Janeiro e Junho de 2025 o Electrão recolheu e enviou para reciclagem mais de 20 mil toneladas de equipamentos eléctricos usados, o que representa um aumento significativo em relação às 13 mil toneladas encaminhadas para reciclagem no período homólogo.

Este aumento deve-se às recolhas asseguradas directamente pelo Electrão, no âmbito de várias campanhas desenvolvidas, mas resulta também do envolvimento dos parceiros operacionais e ainda do aumento do número de locais de recolha.

“A maior parte dos equipamentos enviados para reciclagem, 84% do total, que corresponde a mais de 17 mil toneladas, foi recolhida através da rede Electrão que registou uma subida nas recolhas de 51% no último ano. Este dado é particularmente relevante porque é demonstrativo do esforço operacional que o Electrão tem realizado nos últimos anos”

Director de Eléctricos e Pilhas do Electrão, Ricardo Furtado

Além da reciclagem, o Electrão promove a reutilização dos equipamentos recolhidos, sempre que tal é possível.

Entre os equipamentos eléctricos mais reciclados neste primeiro semestre, atendendo ao peso, estão sobretudo os grandes electrodomésticos, como máquinas de lavar e de secar roupa. Seguem-se os equipamentos de regulação de temperatura, como frigoríficos, arcas congeladoras e radiadores. Surgem depois os pequenos aparelhos eléctricos, como torradeiras e ferros de engomar; os equipamentos de informática e telecomunicações; ecrãs e televisores e as lâmpadas.

As campanhas do Electrão, que mobilizam a comunidade em torno da causa da reutilização e reciclagem, constituem um importante contributo para os resultados nesta área. São os casos do Quartel Electrão e da Escola Electrão.

O Electrão oferece um serviço de recolha porta-a-porta para grandes electrodomésticos, que facilita a vida ao cidadão e ajuda a combater o mercado paralelo. Nos primeiros seis meses do ano já foram encaminhadas para reciclagem mais de 388,8 toneladas de equipamentos no âmbito desta campanha.

Esta recolha é gratuita e está, actualmente, ativa em 12 municípios da Área Metropolitana de Lisboa e da região Oeste: Almada, Amadora, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Odivelas, Palmela, Seixal, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Sintra.

“O projecto tem vindo a crescer e pretende-se que, já este ano, seja alargado a mais concelhos. Além de ser um serviço cómodo para o cidadão, há a garantia de que os equipamentos usados são encaminhados para reciclagem sem risco de desvio”

A recolha de equipamentos eléctricos porta-a-porta é uma das estratégias mais visíveis de combate ao mercado paralelo. Um estudo desenvolvido pelo Electrão concluiu que 75% dos equipamentos eléctricos usados, colocados pelo cidadão na via pública, para recolha posterior por parte dos serviços municipais, são desviados para o mercado paralelo e não chegam às unidades de tratamento onde seriam correctamente descontaminados e reciclados. Esta situação é preocupante tendo em conta que muitos equipamentos usados têm componentes perigosos.