Em 2022 o Electrão recolheu e enviou para reciclagem 23 931 toneladas de equipamentos eléctricos usados, mais 40% do que em 2021, ano em que foram recolhidas 17.083 toneladas.

Este aumento muito expressivo da reciclagem deve-se à continuidade da expansão do número de locais da rede de recolha do Electrão, ao comprometimento e profissionalização dos diferentes parceiros que nos permitem servir melhor o cidadão português e ao contributo específico dos Operadores de Gestão de Resíduos com quem reforçámos a colaboração em 2022.

23 934 toneladas de equipamentos eléctricos usados, recolhidos e tratados em 2022

Aumento de 40% face a 2021

Do total de equipamentos recolhidos e encaminhados para reciclagem, 13 mil toneladas são grandes equipamentos elétricos, como máquinas de lavar e frigoríficos, e cerca de 10 mil toneladas são pequenos equipamentos, que vão desde pequenos eletrodomésticos para preparação de alimentos, higiene pessoal e bricolage até equipamentos informáticos e tecnológicos. 315 toneladas são lâmpadas.

A quantidade de aparelhos em fim de vida recolhidos diretamente pela rede de locais de recolha do Electrão registou um aumento de 6%, em 2022, face ao ano anterior. As recolhas próprias passaram de 16.250 toneladas, em 2021, para 17.268 toneladas, em 2022.

 

Reutilização

Parte dos equipamentos que são recolhidos, têm ainda potencial para serem reutilizados. Os parceiros da rede Electrão para a Reutilização, preparam/recondicionam esses equipamentos e entregam os mesmos a Instituição Particulares de Solidariedade Social, prolongando assim o tempo de vida útil destes equipamentos,

576 toneladas de equipamentos eléctricos enviados para reutilização

 

TRATAMENTO E RECICLAGEM

Os equipamentos eléctricos usados recolhidos na rede Electrão são encaminhados para centros de triagem onde são triados nas 6 categorias que os constituem.  Os equipamentos de cada uma destas categorias são posteriormente sujeitos a processos de tratamento, que permitem separar as substâncias perigosas que os constituem (despoluição) e recuperar os materiais que podem ser reciclados ou valorizados.

Em 2022 estiveram envolvidos no tratamento dos equipamentos eléctricos usados recolhidos pela rede Electrão, 27 Operadores de Tratamento de Resíduos, dos quais 24 estão em território nacional e 3 em Espanha.

 

Despoluição e recuperação de materiais para reciclagem

Cada uma das 6 categorias de equipamentos eléctricos, de acordo com suas características e os materiais e substâncias que os constituem, é sujeita a um processo de tratamento, constituído por uma sequência de diferentes operações. O objectivos destes processos é, em primeiro, remover todas as substâncias perigosas que constituem os euipamentos, e depois, recuperar os materiais com potencial para reciclagem ou valorização energética.

Nesta perspectiva, a legislação aplicável ao equipamentos eléctricos, prevê a remoção de substâncias obrigatórias no processo de tratamento (despoluição) – Decreto-Lei nº 152-D/2017 alterado por.