As associações humanitárias de bombeiros voluntários aderentes à campanha “Quartel Electrão” constituem uma referência da rede de recolha de equipamentos eléctricos usados. Os bombeiros cumprem uma dupla missão de serviço público ao aliarem a protecção das populações à protecção do ambiente.
Conheça a rede Electrão
Locais de recolha
Existem várias tipologias de local, para dar resposta às necessidades da população e aos vários tipos de equipamentos.
Os estabelecimentos de ensino aderentes à campanha “Escola Electrão” integram a rede de recolha do Electrão e oferecem a toda a comunidade escolar um serviço de proximidade para a entrega de equipamentos eléctricos usados.
O Electrão disponibiliza às empresas um serviço de recolha gratuito de equipamentos eléctricos usados. As centenas de empresas que integram a rede têm acesso a um serviço de excelência e podem contribuir para acções sociais, participar em campanhas promovidas pelo Electrão e envolver os colaboradores nestas iniciativas.
O Electrão oferece um serviço gratuito de recolha de grandes electrodomésticos usados directamente na casa do cidadão. Trata-se de um projecto pioneiro que já está disponível em vários municípios da Área Metropolitana de Lisboa. Aos equipamentos eléctricos volumosos, recolhidos porta-a-porta, é possível juntar pequenos aparelhos eléctricos e pilhas. Este projecto contribui para aumentar os níveis de reciclagem das várias tipologias de equipamentos, travar a tendência de acumulação, combater o mercado paralelo e garantir a protecção da saúde humana e do ambiente.
Os operadores de gestão de resíduos licenciados para a recepção de resíduos integram a rede Electrão como locais de recolha. Promovem a entrega de equipamentos por parte de empresas, indústrias e outras entidades e, paralelamente, asseguram a preparação dos resíduos para reciclagem.
Os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU’s), que integram os vários municípios portugueses, são parceiros da rede Electrão na recolha e recepção de equipamentos eléctricos usados. Desempenham um papel fundamental ao garantir um serviço de proximidade de recolha destes resíduos em todo o território nacional.