Conheça o processo de reciclagem de CTR
Recolha e transporte
Depois de recolhidas nos respectivos locais, os ecrãs e monitores com CRT são transportados para centros de recepção e tratamento responsáveis pelo seu processamento.
Recepção, Armazenamento e Triagem
Os equipamentos com CRT são sujeitos a uma triagem inicial, pesagem e são armazenados enquanto aguardam o respectivo processo de tratamento.
Desmantelamento manual
Durante este processo os televisores são desmontados e são removidos diversos componentes, nomeadamente o tubo de raios catódicos (CRT), os motores e condensadores, os plásticos, a madeira e os metais que constituem a estrutura da TV, cabos eléctricos, entre outros.
Despoluição
Corte e Aspiração do CRT: o tubo de CRT é cortado, para que o vidro frontal que contém a camada luminescente, e que tem pó de fósforo, possa ser aspirado. Esta camada luminescente é aspirada dentro de uma câmara, para minimizar a libertação de pó de fósforo para o ambiente.
Processamento para valorização
Os vários materiais que resultam do desmantelamento e despoluição dos CRT, são posteriormente encaminhados, tendo em conta a sua tipologia, para operadores que efectuam o seu processamento, transformando-os em novas matérias-primas ou assegurando a sua correcta valorização ou eliminação.