Passo a passo do processo de reciclagem de uma lâmpada
As lâmpadas fluorescentes tubulares e compactas e as lâmpadas de halogéneo são tratadas da seguinte forma:
Tudo começa quando as lâmpadas usadas são correctamente encaminhadas para reciclagem. Depois de colocadas no Ponto Electrão, seguem o processo até se transformarem em matéria-prima para a produção de algo novo.
As lâmpadas fluorescentes tubulares e compactas e as lâmpadas de halogéneo são tratadas da seguinte forma:
As lâmpadas usadas são recolhidas nos Ponto Electrão e transportadas para centros de recepção, responsáveis pelo seu processamento.
As lâmpadas são sujeitas a uma triagem inicial, que permite remover itens indesejados como embalagens, equipamentos eléctricos ou pilhas, que são posteriormente enviados para os canais de tratamento apropriados. Depois são pesadas e armazenadas enquanto aguardam o respectivo processo de tratamento.
As lâmpadas são colocadas numa linha de processo, que as fragmenta/tritura sob uma atmosfera controlada. Os pós fluorescentes mercurizados contidos nas lâmpadas, e que são libertados durante a trituração, são aspirados através de um sistema fechado com depósitos com filtros de carvão activado associados. O mercúrio gasoso residual é capturado com o carvão activado, sendo posteriormente encaminhado para correcta eliminação.
Através da acção de um íman são separados os metais ferrosos (ferro) que faziam parte das lâmpadas.
Através de um sistema de correntes de Foucault são separados os metais não ferrosos, como o alumínio ou vidro com plástico.
As matérias-primas recuperadas são incorporadas na produção de novos produtos que podem incluir novas lâmpadas.