O projecto “Controlo de Plásticos Mistos e com Retardadores de Chama” surge no contexto da actividade de gestão de equipamentos eléctricos usados, decorre dos requisitos definidos pela legislação nacional e europeia, mas é também uma resposta à necessidade de optimizar os processos e melhorar as metas de reciclagem. Ao mesmo tempo dá resposta à crescente preocupação sobre o efeito nocivo dos materiais e dos químicos aí presentes na saúde e no ambiente.

Os plásticos mistos são considerados perigosos porque contêm agentes retardadores de chama, que são misturas de químicos adicionadas a uma ampla gama de produtos, de forma a torná-los menos inflamáveis. Estão aqui incluídos alguns plásticos usados em equipamentos eléctricos, sobretudo pequenos electrodomésticos, equipamentos informáticos, de comunicação e tecnologia e as televisões mais antigas (CTR's). Os retardadores de chama são químicos poluentes persistentes, bioacumuláveis e tóxicos para o homem e para o ambiente.

Neste projecto está a ser feito o controlo e a caracterização do nível de presença e disseminação dos plásticos mistos com retardadores de chama nas categorias de equipamentos eléctricos usados referidas. Os resultados serão o ponto de partida para a definição de uma estratégia de tratamento destas fracções críticas, nomeadamente dos plásticos POP, no âmbito do sistema de gestão de equipamentos eléctricos do Electrão.