O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é membro fundador da Plataforma Vidro+. O evento de lançamento ocorreu na tarde desta terça-feira, 24 de Maio, no Sala “O Século”, nas instalações do Ministério do Ambiente e da Acção Climática.

A Plataforma Vidro+ é coordenada pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio institucional da FEVE - (Federação Europeia do Vidro de Embalagem), e dá forma ao Plano de Acção Português da iniciativa europeia denominada "Close the Glass Loop”.

A Plataforma Vidro+ trata-se de uma iniciativa colaborativa que pretende criar um compromisso entre os diferentes agentes da cadeia de valor do vidro de embalagem, que actuam no mercado nacional, incluindo também entidades governamentais, Universidades e Centros de Investigação, Associações e ONGs, para promover o aumento da taxa de reciclagem do vidro em Portugal. A Plataforma vidro+ conta neste momento com 33 membros.

Através da assinatura desta Plataforma, o Electrão e as restantes entidades envolvidas comprometemse a desenvolver acções com vista a atingir o seguinte objetivo: "Recolha de 90% das embalagens de vidro colocadas no mercado, para reciclagem, até 2030”.

A Plataforma Vidro+ pretende assim "Converter Portugal num país de referência na recolha e reciclagem das embalagens de vidro, bem como na incorporação de vidro reciclado na produção de novas embalagens”, servindo de inspiração no movimento de transição para uma economia mais circular.