Um estudo realizado em 2022, pelo Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (UNITAR) e membros do WEEE Forum de seis países, incluindo o Electrão, revelou que existem, em média, 74 equipamentos elétricos nas casas europeias. Destes, 13 estão fora de uso e só quatro estão mesmo avariados.
Para tentar combater este fenómeno de acumulação, que impede que se alcancem melhores resultados de reciclagem, o WEEE Forum, que é a organização internacional de entidades gestoras de equipamentos elétricos – que inclui o Electrão – lançou um desafio de reciclagem direcionado para as redes sociais.
“Destralha a casa de equipamentos elétricos: vamos dar-lhes uma nova vida!” é o mote da iniciativa. Trata-se de um concurso em que as pessoas são desafiadas a publicar nas suas redes sociais uma fotografia da gaveta ou do armário onde têm acumulados os pequenos equipamentos elétricos. Depois de publicada a fotografia, os candidatos ao prémio - uma viagem de comboio pela Europa - devem marcar a publicação com as referências #ewastehunt, #junkdrawer, #ewasteday e explicar como irão encaminhar os vários itens, seja para reparação, reutilização ou reciclagem. Todos os passos a dar e mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis em: https://weee-forum.org/contest/.
O concurso é lançado no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Resíduos Elétricos, que se assinala a 14 de outubro, por iniciativa do WEEE Forum e a que o Electrão se associa. Os resultados do concurso serão divulgados a partir de 22 de outubro.
Em quase todas as casas e em muitos escritórios existe uma gaveta onde se acumulam pequenos aparelhos elétricos avariados ou fora de uso, como velhos telemóveis, cabos usb, pens, cartões de memória, consolas de jogos e outros pequenos aparelhos eletrónicos.
O objetivo deste concurso é inspirar as pessoas a encaminhar esses itens para reciclagem, como forma de inverter a tendência de acumulação, promover a recuperação de materiais valiosos e contribuir para a proteção do planeta.
O Dia Internacional dos Resíduos Elétricos (#ewasteday) foi criado para ajudar dar resposta a este problema global. É uma iniciativa do WEEE Fórum e dos seus membros para consciencializar para a importância da correta gestão dos resíduos elétricos. Em 2023, 195 empresas de 55 países participaram na iniciativa organizando eventos, recolhas de resíduos e campanhas nas redes sociais e nos meios de comunicação social.
O WEEE Fórum é a organização internacional que representa 51 entidades de responsabilidade alargada do produtor de 33 país. Pretende ser um centro de excelência na implementação dos princípios da circularidade. As entidades gestoras associadas já recolheram, descontaminaram e reciclaram mais de 41,6 milhões de toneladas de equipamentos elétricos usados desde a fundação da organização.