Foram doadas mais de 10 toneladas de produtos, ao longo de 2024, através da plataforma digital www.ondedoar.pt – um projecto lançado e gerido pelo Electrão, que promove a economia circular, a prevenção de resíduos e que tem também uma forte dimensão social.

Durante o ano passado, foram doados, em média, 100 produtos por dia, o equivalente a 56 quilos. Desde o arranque da iniciativa, que teve início em Maio de 2023, já foram entregues, no total, mais de 38 mil artigos, com um peso total que excede as 20 toneladas.

Frigoríficos, impressoras, exaustores e estantes são exemplos de alguns dos artigos doados, a que se juntam outros de menor dimensão, como é o caso de componentes eléctricos, como disjuntores e tomadas.

No âmbito do projecto, podem ser doados equipamentos eléctricos e mobiliário, mas também outro tipo de bens, como pilhas, baterias e têxteis, entre outros.  São, maioritariamente, produtos novos, mas também há artigos já usados que se encontram em perfeitas condições de utilização.

Entre as instituições beneficiárias estão, por exemplo, a Refood; a Ami e a Fundação do Gil. A Aldeia de Crianças SOS e a Cruz Vermelha também integram a lista de 76 instituições inscritas que podem solicitar os donativos. A plataforma conta, atualmente, com 45 empresas inscritas como doadoras de equipamentos, incluindo a Whirlpool, o IKEA, a Schneider Electric, a Leroy Merlin e a Rádio Popular, entre outras. 

Os produtos doados permitem que as instituições beneficiárias, que desenvolvem actividade nas mais diversas áreas, prestem um apoio de maior qualidade às populações servidas.

Através da plataforma digital, as empresas registadas anunciam os bens que têm para doar e as instituições, por sua vez, identificam quais os produtos de que necessitam para a sua actividade. O processo de doação é criado a partir do cruzamento dessa informação.

A iniciativa surgiu com o intuito de evitar a produção de resíduos, mas actualmente dá também resposta às necessidades das empresas aderentes do Electrão e a outras empresas produtoras de resíduos, tendo em conta novas directrizes europeias, que irão proibir a destruição de produtos duráveis não vendidos, de acordo com o que está previsto no Regulamento para a Concepção Ecológica de Produtos Sustentáveis.

O projecto oferece benefícios fiscais às empresas e garante a doação segura dos bens já que as várias fases são acompanhadas pelo Electrão, de forma a garantir que os equipamentos doados têm o fim a que se destinam e não integram circuitos comerciais paralelos.

 

Para o CEO do Electrão, Pedro Nazareth, este projeto reforça a estratégia de prevenção de produção de resíduos e de reutilização de produtos que o Electrão promove e, ao mesmo tempo, possibilita uma maior eficiência na gestão dos recursos: “A lógica anterior era de destruição destes stocks através de processos de reciclagem, que muitas vezes incluíam produtos novos, como máquinas de lavar e frigoríficos. Com esta plataforma, o Electrão está a ajudar a mudar o paradigma e a dar um destino mais nobre a esses equipamentos apoiando, ao mesmo tempo, diversas instituições”, salienta.