O serviço de recolha porta‑a‑porta de grandes electrodomésticos do Electrão assinalou, em 2025, cinco anos de actividade com um marco expressivo: um crescimento de 34% em relação ao ano anterior. Só ano passado, foram recolhidas mais de 613 toneladas de equipamentos eléctricos, um avanço significativo relativamente às 457 toneladas de 2024.

A campanha, totalmente gratuita para o cidadão, que arrancou em 2021 como projecto‑piloto, apenas em algumas freguesias de Lisboa, tem superado as expectativas e cobre, actualmente, 12 municípios da Área Metropolitana de Lisboa e da Região Oeste (Almada, Moita, Palmela, Seixal, Lisboa, Amadora, Loures, Odivelas, Sintra, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras). O objectivo é continuar a expandir o serviço a mais concelhos do país.

“Ao longo de cinco anos, conseguimos retirar mais de 1.365 toneladas de resíduos eléctricos das nossas ruas e garantir o seu tratamento adequado. É um contributo essencial para a economia circular e, sobretudo, para simplificar a vida de quem quer reciclar correctamente”

Ricardo Furtado, Director‑Geral de Eléctricos e Pilhas do Electrão

O que mais se recolheu porta-a-porta no último ano

 

Os grandes equipamentos eléctricos, como máquinas de lavar roupa ou loiça, estão no top das tipologias mais recolhidas em 2025, tendo em conta o peso, com mais de 255 toneladas encaminhadas para reciclagem, mas há outras tipologias que também se destacam:

  • Máquinas de lavar e outros grandes equipamentos eléctricos - 255 toneladas
  • Frio (frigoríficos e arcas congeladoras) - 250 toneladas
  • Ecrãs e monitores - 55 toneladas
  • Pequenos electrodomésticos - 44 toneladas
  • Equipamentos informáticos de pequena dimensão - 7 toneladas
  • Lâmpadas - 542 quilos

 

Para além destes equipamentos, no conjunto das recolhas foram ainda reunidos 910 quilos de pilhas e baterias e 179 quilos de consumíveis de impressão.

Reconhecimento do consumidor: “Escolha Sustentável”

Este serviço do Electrão foi distinguido pelos consumidores com o prémio “Escolha Sustentável”, na categoria de recolha porta‑a‑porta, na 3.ª edição da “Consumer Choice”.

O Electrão foi uma das 20 marcas distinguidas na iniciativa, que contou com 2.226 avaliações realizadas por consumidores e especialistas. Esta distinção reconhece produtos e serviços com boas práticas ambientais, sociais e económicas e valida o compromisso das marcas com a sustentabilidade, assumindo-se como um guia para escolhas mais conscientes. 

Comodidade total para o cidadão

O serviço de recolha porta-a-porta oferece uma experiência simples e confortável: o cidadão agenda a recolha e a equipa do Electrão trata de tudo, desde a retirada do equipamento volumoso do local - seja habitação, garagem ou arrecadação - até ao seu encaminhamento para reciclagem.

Para solicitar o serviço é apenas necessário ter, pelo menos, um electrodoméstico volumoso para entrega. No momento da recolha podem ainda ser entregues equipamentos de menor dimensão, incluindo telemóveis, lâmpadas ou pilhas usadas.

O agendamento é gratuito e pode ser feito directamente com o Electrão (800 262 333) ou através das câmaras municipais aderentes.

O reforço de viaturas e de equipas afetas ao serviço tem permitido acompanhar a elevada procura e garantir tempos de resposta rápidos, o que se reflete nos elevados níveis de satisfação dos utilizadores.

Um contributo para travar o mercado paralelo

Este projecto é também uma ferramenta determinante para combater a acumulação de equipamentos eléctricos nos domicílios e o desvio para o mercado paralelo de electrodomésticos deixados na via pública.

Ao impedir que sejam encaminhados para o sector informal - que acarreta impactos negativos para a saúde pública e ambiente - o Electrão assegura que cada equipamento chega aos circuitos oficiais, onde é reciclado de acordo com as melhores práticas ambientais.