“Para onde vai a reciclagem?” é o título do documentário apresentado pelo Electrão no ano em que assinala 20 anos de actividade. A estreia está marcada para dia 28 de Setembro, às 18h00, na RTP2. A produção ficará depois disponível na RTP Play durante três meses.
O documentário, produzido pelo Electrão, foi realizado pela Plural, com direcção de Margarida Moura Guedes e a colaboração da jornalista Isabel Lindim.
O filme dá a conhecer os grandes desafios associados à reciclagem de embalagens, pilhas e equipamentos eléctricos usados - três fluxos geridos pelo Electrão que, em 2024, passou também a participar no sistema de gestão de plásticos de uso único.
“Com este documentário pretendemos contribuir para uma mudança de comportamentos e reforçar a importância do envolvimento de todos no cumprimento das metas de recolha e reciclagem a que o país está obrigado”
O caminho certo e o caminho errado
O documentário ilustra o percurso dos resíduos que são encaminhados correctamente e revela o que se perde quando isso não acontece.
Foca de forma muito clara o impacto das escolhas dos cidadãos de forma a evidenciar a necessidade de responsabilização e envolvimento individual na protecção do ambiente e do planeta.
A produção inclui testemunhos de diversos intervenientes da cadeia de valor: operadores, académicos, ambientalistas, autoridades e representantes da administração central. A locução é da atriz Inês Castel-Branco.
Um milhão de toneladas
Ao longo de 20 anos, o Electrão já recolheu e enviou para reciclagem cerca de um milhão de toneladas de equipamentos eléctricos, pilhas e embalagens.
Este marco foi alcançado graças ao contributo dos parceiros e à vasta rede de pontos de recolha disponíveis no país, que já ascende a mais de 15 300. Para estes resultados contribuíram também as várias campanhas dinamizadas, como a Escola Electrão, o Quartel Electrão ou a recolha porta a porta de grandes electrodomésticos, um projecto activo em 12 municípios da Área Metropolitana de Lisboa e da região Oeste.
Através do site www.ondereciclar.pt qualquer cidadão pode identificar o local mais próximo para entregar determinadas tipologias de resíduos. Aqui pode aceder também a informação útil sobre reciclagem e a novidades sobre as campanhas do Electrão.
Economia circular como prioridade
Além da reciclagem, o Electrão aposta na reutilização, doação e reparação, dimensões que estão também incluídas na sua estratégia de gestão de resíduos ancorada nos princípios da Economia Circular.
Há mais de 18 anos que o Electrão colabora com a ENTRAJUDA na recuperação e reutilização de equipamentos usados que são posteriormente doados a instituições.
Através da plataforma www.ondedoar.pt facilita a doação de produtos de empresas a várias instituições que desenvolvem a sua actividade na área social, educacional e assistencial.
Em parceria com o Repair Café Lisboa e a Circular Economy Portugal lançou, em 2024, a Academia REPARA, de forma a promover a capacitação para a reparação de equipamentos eléctricos.
O Electrão apresentou também recentemente páginas oficiais dedicadas a cada um dos sistemas de reciclagem que gere: equipamentos eléctricos; pilhas e baterias; embalagens e plásticos de uso único. Os relatórios executivos, com os resultados da actividade divididos por fluxo, estão também acessíveis online de forma simples e acessível.