Incentivar a separação do vidro para reciclagem nos estabelecimentos comerciais do canal HORECA (Hotéis, Restaurantes e Cafetaria/ Catering) é o grande objectivo da campanha “Vidrados no Ambiente”, um projecto que a Maiambiente está a dinamizar em parceria com o Electrão.

O projecto, apresentado publicamente no dia 16 de setembro, pretende chegar aos gestores e colaboradores destes estabelecimentos comerciais da área de abrangência da empresa pública da Maia, responsável pela recolha de resíduos urbanos, limpeza pública e projectos de sustentabilidade do concelho, motivando-os a “dar o litro por esta causa”.

O canal HORECA constitui um sector de forte concentração de produção de vidro de embalagem. A estimativa é que abranja quase metade de todo o vidro de embalagem consumido em Portugal. É por isso um sector crítico para alavancar reciclagem deste material.

Cada estabelecimento comercial produz, em média, duas toneladas de resíduos de embalagens de vidro por ano, 32 vezes mais do que uma família. Apenas 36% é separado para reciclagem. O resto é colocado no contentor indiferenciado e depositado em aterro, o que significa que são desperdiçados recursos que poderiam ser reaproveitados.

“Estes números demonstram que é possível fazer mais com o envolvimento destes agentes que são uma peça chave para impulsionar a reciclagem, especialmente do vidro, em Portugal”

CEO do Electrão, Pedro Nazareth

Em 2023, uma embalagem de vidro produzida em Portugal continha, em média, cerca de 45% de vidro reciclado, de acordo com dados da AIVE (Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem), não por qualquer limitação associada ao processo produtivo, mas apenas por indisponibilidade desta matéria-prima secundária. O único limite para a utilização de mais vidro reciclado é mesmo a sua disponibilidade e qualidade.

“A Maia tem uma taxa de retoma do vidro acima da média nacional, em cerca de 20%, no entanto, para atingir as metas previstas até 2030, que são de 95%, temos de continuar a desenvolver o trabalho que realizamos até hoje. Por isso, consideramos que esta campanha vai ajudar a alcançar as metas ambicionadas, ao mesmo tempo que chegará ao sector HORECA com uma nova e moderna abordagem, e, assim, sensibilizar estes clientes para a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente”

Presidente do conselho de administração da Maiambiente, Marta Peneda

A campanha contempla acções de sensibilização presenciais em 300 estabelecimentos do canal HORECA. Estas acções terão como objectivo compreender necessidades nos locais, oferecer soluções e sensibilizar para a necessidade de separar as embalagens de vidro. Será efectuado um acompanhamento destes espaços de forma a apoiar os estabelecimentos aderentes neste processo de melhoria dos hábitos de reciclagem.

Dicas práticas para o setor

No âmbito deste projecto de sensibilização são deixadas algumas dicas práticas aos estabelecimentos comerciais para que possam iniciar o processo. “Instale um contentor de vidro perto da zona de preparação. Esvazie com frequência — se estiver cheio solicite uma recolha extra à Maiambiente. Não precisa lavar as embalagens, apenas esvaziar. Pode manter tampas e rótulos. Forme a sua equipa e faça parte desta mudança: separar é simples e faz a diferença”, lê-se no desdobrável distribuído aos estabelecimentos.

A sensibilização para a urgência de encaminhar as embalagens para reciclagem inclui também informações sobre o ciclo de vida do vidro. Este é o único tipo de embalagem que é simultaneamente reutilizável e infinitamente reciclável, num ciclo fechado e infinito, sem qualquer perda de qualidade. Quando não separado o vidro pode demorar 1 milhão de anos a decompor-se.

Reduzir o consumo de matérias-primas virgens, usando casco de vidro para o fabrico de novas embalagens, reduz o consumo de energia e consequentemente as emissões de CO2.

Vidro é o material menos reciclado

O vidro é o material que continua a registar os piores resultados da recolha selectiva em Portugal, de acordo com os dados nacionais do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos. A taxa de retoma nacional ronda os 50% e a meta de reciclagem imposta pela União Europeia para o vidro é já de 70% em 2025.

No primeiro semestre de 2025 o vidro registou uma quebra de 1%, face ao período homólogo do ano anterior.

A aposta em projectos de inovação ligados ao canal HORECA é exactamente uma das estratégias que pode potenciar o aumento da reciclagem de embalagens de vidro de forma que Portugal consiga alcançar a meta de 70%.  

“Sem alavancar significativamente a recolha e reciclagem de embalagens, em particular de embalagens de vidro, Portugal não conseguirá atingir a meta global de reciclagem de embalagens”

CEO do Electrão