Foi criada a 1.ª entidade gestora de resíduos eléctricos em Portugal: a Amb3E.
Um passo decisivo rumo a uma gestão mais responsável e sustentável dos equipamentos eléctricos usados.
O Electrão celebra 20 anos de actividade com muitas conquistas, mas com consciência de que ainda existe muito a fazer pela reciclagem em Portugal. Temos feito um esforço continuo para nos adaptar, mudar comportamentos, transformar atitudes e, principalmente, tornar o país e o planeta em que vivemos mais limpo e circular. São 20 anos de história, 20 anos de resultados, 20 anos ao lado dos cidadãos, das empresas e dos nossos parceiros operacionais.
Foi criada a 1.ª entidade gestora de resíduos eléctricos em Portugal: a Amb3E.
Um passo decisivo rumo a uma gestão mais responsável e sustentável dos equipamentos eléctricos usados.
O Electrão obtém a primeira licença oficial para a gestão de um sistema integrado de equipamentos eléctricos usados.
Uma conquista que deu início à implementação de uma rede de recolha e ao tratamento e reciclagem dos resíduos.
Lançamento do Ponto Electrão, um contentor para recolha de pequenos equipamentos eléctricos, um sistema inovador que foi o primeiro de estilo semelhante na Europa.
Os primeiros foram colocados nos parques de estacionamento do CascaisShopping, Centro Colombo, GaiaShopping, NorteShopping e Vasco da Gama.
Lançamento do projecto "Escola Electrão", cujo objectivo é sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e a comunidade em geral, no esforço da reciclagem, com a recolha de equipamentos eléctricos e pilhas usadas.
Sob o mote "Cuidar do ambiente é disciplina obrigatória!", as escolas, os professores e os alunos envolvidos podem receber prémios como reconhecimento do seu contributo para a protecção do ambiente.
Em 2009, a Amb3E deu início à instalação dos primeiros Pontos Electrão exclusivos para lâmpadas nas grandes superfícies comerciais.
Com esta iniciativa, a Amb3E promove a reciclagem segura e o encaminhamento adequado das lâmpadas usadas para processos de tratamento e valorização. Este esforço contribui para a recuperação de materiais e a reutilização de substâncias potencialmente poluentes, como o mercúrio, reduzindo o seu impacto ambiental.
A Amb3E passou também a ser responsável pela gestão de pilhas e baterias usadas, expandindo o seu compromisso com a reciclagem e a sustentabilidade, e alargando o leque de serviços prestados aos seus aderentes.
Foi lançado o projeto Quartel Electrão, cujo objectivo é envolver as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários na sensibilização da população para a reciclagem.
Além de contribuírem para a protecção do ambiente, os bombeiros que mais recolherem podem receber prémios.
A Amb3E, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, inaugurou o primeiro Ponto Electrão Outdoor da Europa.
Instalado na Quinta das Palmeiras, este é um projecto-piloto, que permitiu introduzir contentores subterrâneos para a deposição de equipamentos eléctricos, facilitando o acesso da população à reciclagem deste tipo de resíduos.
Posteriormente foram colocados pontos electrão outdoor em Vilamoura, Sintra, Albufeira e Cascais.
O Projeto POW – Dá Power ao Electrão incentiva os jovens e as escolas a participarem num desafio de vídeos, funcionando como elementos de mudança comportamental a nível ambiental.
Desenvolveu-se ao longo do ano lectivo através das plataformas digitais, com três fases distintas, cada uma delas com um tema e um embaixador e, chamando a atenção para a importância da correcta separação e reciclagem de equipamentos eléctricos e pilhas usadas.
A Amb3E marcou presença, pela primeira vez, no Rock in Rio Lisboa, levando a mensagem da reciclagem a um dos maiores eventos de música e entretenimento do país.
Em 2015, a Amb3E iniciou um processo estratégico de reposicionamento e renovação da sua identidade, com o objectivo de aproximar a sua missão ambiental dos cidadãos e reforçar a comunicação sobre a importância da reciclagem de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos e de Pilhas e Acumuladores.
Foi nesse ano que nasceu o conceito da nova marca: Electrão – A Rede da Amb3E.
A marca “Electrão” congrega e uniformiza as acções da Associação: o Ponto Electrão; o Quartel Electrão; a Escola Electrão; o Electrão Lâmpadas; o Electrão Pilhas; o Electrão Produtor e o Electrão Empresas.
Movida pela necessidade de reciclar devidamente as pilhas usadas, a Rede Electrão, em parceria com a Entrajuda, promoveu uma nova campanha “Pilhas por Alimentos”, onde apela à entrega destes resíduos nos Bancos Alimentares mais próximos.
Esta acção promove uma maior consciencialização do papel que todos nós temos na construção de um mundo mais sustentável e responsável, e apela à participação de toda a sociedade civil numa iniciativa que permitirá, em simultâneo, conseguir mais alimentos para as instituições apoiadas pelos Bancos Alimentares.
Doze anos depois do início da sua actividade, a Amb3E assume a gestão de embalagens usadas, tornando-se a única entidade em Portugal a gerir três fluxos de resíduos, e a fornecer aos seus aderentes um serviço integrado de gestão de resíduos.
Este marco permitiu à Associação reforçar o seu posicionamento como o parceiro das empresas para a gestão de fim de vida dos seus resíduos.
O TransforMAR é uma iniciativa do Lidl e do Electrão que desafia os veraneantes a recolher plásticos para os transformar em algo novo.
O projecto engloba a instalação de depósitos próprios para recolha e reciclagem de plástico e metal nas praias e a dinamização de actividades de sensibilização para a importância de uma boa conduta ambiental e para os princípios da economia circular através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício dos resíduos de plástico e metal.
A Amb3E renova a imagem e surge com um novo nome, Electrão - Associação de Gestão de Resíduos.
A par da imagem e nome, a associação lançou a plataforma “Onde Reciclar”, que indica aos consumidores os locais mais próximos onde depositar vários tipos de resíduos: desde equipamentos eléctricos usados, pilhas e baterias, passando por pneus, veículos em fim de vida, óleos lubrificantes usados e até chapéus de chuva. Uma ferramenta prática para facilitar a reciclagem no dia a dia.
Em 2020, o Electrão começou um projecto de investigação, o WEEE Follow, para perceber o trajecto dos equipamentos eléctricos usados após a sua entrega no canal de recolha municipal e em outros locais da rede Electrão.
Foi confirmado que 75% dos equipamentos são desviados para o mercado paralelo.
O Electrão lançou um projecto, pioneiro na Europa e em Portugal, de recolha gratuita de electrodomésticos volumosos usados, em casa dos cidadãos.
O projecto arrancou em Julho de 2021, em Lisboa, com o mote “Estejam na cozinha ou na garagem, nós levamos para a reciclagem.”.
Em 2022, o Electrão promoveu a campanha “Todos pelo IPO – Reciclar faz bem à saúde e ao ambiente”, durante a qual a recolha de pilhas e equipamentos eléctricos usados foi convertida num apoio para o IPO Lisboa na sua missão de prestação de cuidados de saúde.
A campanha contou com a adesão de algumas empresas e com a sensibilização da população para a entrega dos resíduos nos Pontos da Rede Electrão.
Nasceu o “Onde Doar”, uma plataforma que que junta empresas e IPSS, por um mundo sem desperdício. Promove a doação de equipamentos eléctricos, pilhas, baterias, móveis, têxteis ou outros produtos, maioritariamente novos, mas também usados em bom estado.
Para as empresas é uma oportunidade de escoar o stock de forma segura, solidária e sustentável, com benefícios fiscais. Para as instituições, é uma forma de garantirem recursos de que necessitam.
Em 2024, o Electrão lançou uma campanha de recolha inovadora e gratuita de pequenos equipamentos eléctricos via postal, testando uma nova opção de proximidade para entrega de resíduos por parte dos cidadãos
Para usufruir deste serviço o cidadão tinha apenas de colocar os pequenos equipamentos eléctricos, avariados ou fora de uso, dentro de uma caixa fechada, de tamanho equivalente a uma caixa de sapatos, e entregá-la no ponto DHL mais próximo, como papelarias ou lojas de bairro.
Há 20 anos que nada se perde, tudo se transforma. O Electrão celebra duas décadas de missão ambiental, com 927 432 toneladas de resíduos recolhidos e reciclados, milhares de acções de sensibilização e uma rede nacional de parceiros que cresce todos os dias.
equipamentos eléctricos recolhidos
o equivalente a
57
Torres Eiffel
pilhas e baterias
o equivalente a
16
Boeings 777 com carga cheia
embalagens
o equivalente a
1
navio de cruzeiro
Os resultados de 20 anos a confiar para reciclar
Ana Santiago
Especialista em Comunicação - Electrão
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend tincidunt sapien sit amet,
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipi.